quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Super Dicas para atender bem seu Cliente


SUPER DICAS PARA ATENDER BEM SEU CLIENTE

1. CONHECER - O primeiro passo é saber quem é seu cliente. Pergunte! -O que você quer? ou mesmo: –Quem é você? –O que quer por aqui?? O importante é conhecer bem o perfil do seu cliente.

2. OUVIR - Ouvir o cliente é fundamental para quem quer manter uma boa relação com eles. Limpe suas orelhas diariamente, especialmente antes do trabalho. Utilize para isso cotonetes macios para não se ferir. Nada de usar chaves, tampas de caneta, etc. Espere, ouvir apenas não basta. É preciso mais! É necessário escutar seu cliente. Ou seja, interpretar o que ele diz e o que ele não diz. Amplie sua percepção (OMmmmmmm).

3. INTERAGIR - Alguns clientes gostam de falar, outros gostam de ver, e ainda há os que gostam de experimentar. Portando mãos á obra!! Pergunte da família, do cão e da sogra; conte piadas e ofereça biscoitos! Fique atento a estas características e procure agir conforme cada um. Procure se adaptar ao perfil de cada cliente. Quanto mais ele falar, fale. Se ele não conversa muito, às vezes uma piadinha pode resolver... hehe

4. POSTURA - Procure manter uma postura positiva diante do cliente. Portanto nada de ficar corcunda! Se você não tem uma boa postura, procure um médico ou fisioterapeuta. Em muitos casos o cliente se encanta não pelo produto ou serviço, mas pela forma como é atendido. Pessoas que demonstram simpatia, cordialidade e disposição (eu já avisei sobre o benefício das piadas..) estimulam os clientes a comprar mais. De modo geral, as pessoas gostam de ambientes agradáveis, onde se sintam bem. Nada de deixar seu ambiente de trabalho fedorento. Caso tenha algum colega que contribua para isso, converse delicadamente com ele. Compre um aromatizador de ambientes.

5. APRIMORAMENTO - Para atender bem seus clientes é preciso estar em constante atualização e aprendizado. Leituras (das boas é claro), cursos, auto-avaliação e avaliação dos clientes são ótimas maneiras de aprimorar seu atendimento. Descobrir o que os concorrentes ou colegas estão fazendo também é uma boa estratégia. Copie!!!! Isso se chama Benchmarking. Seja um eterno copiador e aprendiz. Funcionários de gráficas são muito bons nisso
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Postado por: Iguanamaster

2 comentários:

shely disse...

Olá!

Por aqui a coisa ficou "feia" tanto é que as aulas iniciaram dia 17/08. O problema agora é repor as aulas perdidas!!!

Elena disse...

obrigada pela visita!

sou nova nisto! LOL

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