segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Ramsés – O Filho da Luz






Primeiro livro de uma série de 5 do autor Christian Jacq (egiptólogo francês). O livro inicia a saga de Ramsés II, um dos grandes faraós do antigo Egito.

O enredo vai se desenrolando em torno de uma rede de intrigas e conspirações (acho q deve ter filme com esse nome hahaha) pela sucessão do faraó Sethi, pai de Ramsés II, que elege este como seu sucessor ao trono. Neste volume, Ramsés II vai dos seus 14 aos 23 anos aprendendo a governar e fazendo muitos aliados e inimigos. O principal é Chenar, seu irmão mais velho. A partir da morte de Sethi, Ramsés passa por uma série de provações até estar pronto para o trono.
O autor consegue nos colocar dentro de sua história através de sua linguagem literária. É muito fácil imaginarmos os rituais, templos, vestuário e a vida doméstica do Egito Antigo. Eu mesmo me imaginei sendo um daqueles escribas, com aquelas roupas bacanas, passeando por belas paisagens... Ainda espiando os operários cortadores de blocos de pedras, artesãos, jardineiros reais... E o Nilo... Margens largas com a vegetação florescendo, os pescadores do Delta, velejadores... Hititas, Gregos, Sírios e outros poraí... Enfim, acho que me empolguei demais heheh mas o livro é muito bom só lendo pra saber!

0 comentários:

Postar um comentário